AÇÕES DA CAML3. VALE A PENA?

Lucas Magalhães /// 29 de Março de 2021

AÇÕES DA CAML3 e sua História 

A Camil foi fundada em 1963 no Estado do Rio Grande do Sul como uma cooperativa de produtores de arroz.

Primeiramente, em 1974 criou os pacotes de 5kg de arroz e que são utilizados até hoje. Logo, no ano seguinte estendeu sua operação para a cidade de São Paulo.

Sobretudo, os anos 90 ficaram marcados pela expansão comercial da Companhia com a entrada em novos mercados, como o feijão. Juntamente com a transferência da sede do Rio Grande do Sul para São Paulo e admissão de um fundo de private equity norte-americano no capital da Companhia (entrada do TCW).

Nesse sentido, a partir do ano 2000 a estratégia da empresa passou a ser o crescimento via aquisições.

Do mesmo modo, vieram as aquisições internacionais no Chile, Uruguai e Peru.

Todavia, o auge foi o IPO em Setembro de 2017. Finalmente a empresa foi listada no Novo Mercado com Tag Along de 100%, Free Float 27% e suas ações sobe o ticker CAML3.

Atualmente, a empresa possui 28 unidades de processamento e 16 centros de distribuição na América do Sul. 

As marcas da empresa

Destaques Operacionais Ações CAML3

Antes de mais nada é importante saber de onde vem as receitas da empresa.

Portanto, hoje a Camil possui 66% proveniente do mercado brasileiro e 34% internacional.

De acordo com o Site de RI da empresa, os carros chefes da empresa são Arroz e Açúcar que representam 31% e 28% da receita respectivamente.

Ou seja, existem avenidas de crescimento principalmente para o feijão e pescados.

Ações CAML3. Vale a pena?

Finalmente temos o desempenho das ações. 

Ou seja, os acionistas ganharam dinheiro?

Portanto, desde seu IPO a Camil possui uma valorização de 14%.

Porém seu lucro vem crescendo, ou seja, a empresa valorizou pouco.

Definitivamente é uma empresa com pouco tempo de bolsa e que ainda investe bastante.

Ainda assim, vemos um bom controle da dívida.

Além disso, a empresa opera com margem de lucro baixa.

Acima de tudo, um ponto fraco da empresa é que seus produtos não oferecem tanto diferencial ao consumidor.

Em outras palavras, por não vender produtos diferenciados, a forma da Companhia de aumentar suas vendas e lucros é através do fortalecimento das suas marcas.

Nesse sentido é possível observar a força que a marca União possui em todo território nacional.

Enfim, temos uma empresa de bom potencial, com forte presença na América do Sul e que precisa muito de fortalecer suas marcas para ter um diferencial no mercado que atua.

Definitivamente é uma empresa que vale a pena o estudo!

Aproveita a pegada AGRO  e leia esse texto sobre a SLC AGRÍCOLA

Lucas Magalhães

Lucas Magalhães

Engenheiro Ambiental e Gestor Comercial, apaixonado por investimentos!

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Este post tem 3 comentários

  1. Túlio

    Obrigado pela publicação, vou estudar a possibilidade de compra.

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